quarta-feira, 2 de março de 2011

DICA DE COMO LIMPAR CORRETAMENTE OS SAPATOS!!!!


Segundo Paloma Herrera, designer e estilista de calçados femininos, de São Paulo, amelhor forma de limpar a maioria dos sapatos femininos, sendo eles de couro ou material sintético, é o bom e velho paninho. "Antes de engraxá-los é necessário uma boa limpeza com pano seco ou mesmo uma escova - desde que não seja dura, para não arranhá-lo. Se estiver muito sujo, use um pano úmido, apenas com água e um pouco de sabão neutro", aconselha.
Após a "lavagem" é preciso colocá-los para secar. Mas, nada de deixá-los "torrando" ao sol. "Deixe em temperatura ambiente, longe do sol e jamais utilize algum secador", alerta Paloma. Além disso, colocar um pedaço de jornal amassado dentro dos calçados é uma boa pedida.
Mas não é só limpando que os sapatos ficam bem conservados. Cuidado na hora de guardá-los também é essencial. Para isso, Paloma conta que o ideal é que os pares sejam colocados em armários ou gaveteiros ventilados e bem longe da luz solar, luz direta ou mesmo calor. Para as botas, a dica é colocar jornais amassados dentro dos canos, antes de enfiá-las nos armários.
Sapatos de couro requerem um cuidado mais delicado. Paloma afirma que o ideal é escolher um local que não seja muito seco (para não ressecar) ou úmido (para evitar o mofo). Pedras de cânfora poder ajudar com relação à umidade.
Para um brilho intenso e conservação das fibras do couro, a dica é utilizar cremes especiais. "Se o calçado estiver com as cores opacas, o melhor é aplicar um líquido renovador de couros", conta Paloma. "Para dar brilho, aplique um creme específico com pano macio como, por exemplo, a flanela", explica. Se o problema são as manchas, a dica da estilista é usar os bons produtos disponíveis no mercado. "A vaselina tem se mostrado eficaz para remover manchas", sugere. Para quem adora uma sapatilha ou mesmo um tênis, ou qualquer outro sapato feito de tecido, a melhor forma de limpá-los é utilizar álcool ou querosene.
TROUXE DO www.vilamulher.terra.com.br  SE O AUTOR RECONHECER DAREI OS DEVIDOS CREDITOS

Nenhum comentário: